Diariamente reservo uns 10 a 15 min por dia –normalmente depois que já encerrou meu expediente, lá pelas 17h30– para dar uma passada de vista em notícias sobre a Sundown ou alguma outra montadora de motos, brasileira ou chinesa, pra saber como andam das pernas.
Na última semana, vi que a Kasinski, do brasileiro Abraham Kasinski –fundador da Cofap, sabia?– foi emcampada pela CR Zongshen, uma das “grandes” fabricantes chinesas de motos lá no continente vermelho. O curioso é que uma parte considerável das motos montadas pela Kasinski aqui no Brasil era fornecida pela Loncin, uma outra gigante das duas rodas chinesas e concorrente da Zong. Ao que parece, o fornecimento de peças vai continuar, para felicidade dos proprietários (das motos, não das fábricas, mas desses também).
E mais ou menos ali pelo final de 2008, auge do nascimento da crise mundial pela quebradeira do crédito podre, surgiram rumores de que a Sundown ia muito mal das pernas, inclusive com a real possibilidade de falência ou concordata.
Verificando bem, pude constatar que em vários fóruns de discussão o assunto era o tema de muitos e muitos tópicos e respostas. Não tendo uma resposta definitiva, busquei a informação no SAC da Brasil & Movimento, o nome e sobrenome da Sundown Motos. De saída, já sapequei a pergunta se era verdade o rumor de que a Zongshen ou outra chinesa ia comprar ou teria comprado a Sundown. Foi respondido que não, sem qualquer alteração na voz da atendente. Talvez estivessem recebendo muitas perguntas assim, pela rapidez de resposta.
Emendei perguntando se a Sundown estava passando por alguma dificuldade financeira ou algo que a levasse a pedir concordata ou abrir processo de falência. O que me foi respondido é que a empresa continua atuando, passou por um processo de reestruturação interna, mas continua na atividade de comercialização de motocicletas e peças de respoição.
Sendo assim, apesar do que se ouve, a Sundown não faliu.
Mas eu só queria mesmo era que me respondessem por que não vejo mais publicidade da marca e seus produtos em mídia nacional… Essa pergunta foi feita por e-mail e publicada aqui mesmo neste blog, mas em outro post, até agora, não recebi resposta alguma.
Mesmo assim, estou decidido a comprar uma Hunter 100cc. Se até lá vier a falir, pelo menos vou ser dono de uma raridade… e 0Km…
Olá Daniel,
No ano de 2008 todos o segmentos da indústria passaram por dificuldades. Empresas como a Sundown, que dependem do crédito de bancos para financiamento, também foram atingidas. Depois da crise, a empresa atravessou um período de reestruturação e agora está retomando a sua posição no mercado de motocicletas.
Em 2009 o investimento publicitário foi menor do que o de 2008 graças ao adiamento do lançamento de novos produtos devido à crise. No próximo Salão Duas Rodas a marca trará novidades significativas para o ano de 2010.
Ficamos a disposição para mais esclarecimentos.
Assessoria de Imprensa Sundown
Papiro Comunicação
Olá, Mari! Olá, equipe Papiro Comunicação / Assessoria de Imprensa Sundown!
Inicialmente, agradeço pela mensagem de vocês. Sem dúvida, um contato espontâneo como esse é motivo para comemoração. Muito agradecido pela mensagem. Este comentário postado por você, Mari, será publicado na íntegra no corpo do Blog.
Em acréscimo, menciono que salvei o contato de vocês, para recebimento de mais informações sobre a Sundown. E também para novas perguntas minhas, que creio serem as mesmas dos demais visitantes deste Blog. Antecipadamente, agradeço pelo pronto atendimento dado para esclarecer as futuras dúvidas.
Daniel Francelino.
http://www.100cilindradas.wordpress.com
Oi Daniel,
Por favor envie no meu e-mail o seu telefone e também seu e-mail para que possamos te enviar todas as divulgações da Sundown.
Atenciosamente,
Mari Alves
Assessoria de Imprensa Sundown
Pessoal se ainda não faliu falta muito pouco, pois não tem motos pra vender, não tem peças pra arrumar motos quebradas, com certeza quase todas ja vendidas no BRASIL ja deu algum problema, e espera por peças passam de 7 meses… Como cliente SUNDOWN DESDE 2004 torço para ser declarado a falencia desta temivel, horrenda e desqualificada marca de motos, ai taco fogo na [editado pelo blog] SUNDOWN que tenho … paguei R$12000,00 financiado e não consigo vender nem por R$2000,00. E estou brigando na justiça para obter as peças para arrumar minha moto que esta parada a mais de 5 meses pelo fato do motor ter fundido com 3000km. Essa marca é uma vergonha!!!!
Nossa pensei que eu era o unico “trouxa” que tinha jogado dinheiro fora comprando uma sundown, motard 200cc, pelo visto estava enganado…Como que uma empresa que tinha tanto pra dar certo vaz isso com seu maior patrimônio???
Há um tempo atrás me orgulhava em dizer que tinha uma motard, hoje prefiro dizer que não tenho motocicleta alguma, o quê não deixa de ser verdade, pois não tenho mesmo!! Aquela “[editado pelo blog]”deu problema com 7000 km; e quem disse que consegui arrumar peça?!!!Olha que já tem dois anos isso !!!!
Estou movendo uma ação contra a marca, entretanto, meu advogado não consegue nem localiza-los; Cadê vcs da SUNDOWN????com tantos rumores de falência eles não aparecem nem pra dar uma satisfação ou simplesmente p/ dizer se é verdade ou mentira . Enquanto isso quem comprou uma sundown, já se conforma em comprar outra moto, pois á que tinha já deve ter parado de funcionar há muito tempo!!!
Espero uma resposta viu dona SUNDOWN!!!!
Diego Alves, obrigado pelo seu comentário. Desejo que sua ação judicial renda o efeito positivo esperado. Pergunto se você já encaminhou sua queixa via Procon e se também já enviou pelo site Reclame Aqui, de defesa do consumidor: http://www.reclameaqui.com.br.
Amigos,
é lamentável o que ocorre no nosso país. Como é possível uma marca não ser responsbilizada pelos danos causados a tantos clientes. Comprei uma VBlade por R$ 13.000,00 á vista em Maio/2009, e desde que saiu da Concesionária do RJ, a maldita apresenta defeitos no marcaor de combustível. Fiz todas as revisões nas Concessionárias e dei inclusive entrada na Assistência Técnica, tudo conforme o pedido pela Sundown. Após 2 meses na AT, os mesmos receberam a peça com defeito. Para piorar, o contrato da AT com a Sundown acabou, eles estão acionando a mesma na justiça, os telefones de atendimento, não atendem e o e-mail de contato volta dizendo que está com erro. Ou seja, para mim FALIU mesmo !!!
Graças a Deus, percebo que o meu problema é pequeno perto de vocês, mas minha moto está com apenas 3000 Km, então já estou me preparando para o pior.
Dinheiro jogado fora !!!
Bom, sou dono de uma STX Motard adquirida em setembro de 2009. a moto esta com 7.500km. já gastei mais de 1.500,00 com ela durante 1 ano. fora as revisões, troca de óleo.
Agora vem o pior.
Fiquei sabendo segundo o mecanico na loja. que todas.
é isso mesmo TODAS STX Motard vão quebrar o cambio com +- 7.000 a 8.000km. isso significa que a marca planejou fazer com que todos os infelizes proprietarios de Motard’s gastem em média 800,00 para arrumar algo que deveria ser feito em garantia. mas não pode por q
Rodrigo, obrigado pelo seu comentário.
Ainda não tinha ouvido essa história não. Já tive relato de dono de Motar que resistiu 150 mil km antes de pedir manutenção no câmbio. Vou pesquisar sobre o assunto.
É Francelino, eu tenho mais de 10 pessoas que sabem de outras 20 que fizeram o cambio da moto. e segundo o mecanico que arruma a minha moto da loja da SUNDOWN todas vão ter o mesmo destino.
estou há 40 dias sem a moto e ainda não tenho um parecer da própria SUNDOWN se eles vão voltar com as suas atividade aqui no Brasil e tenho mais 1 ano de garantia.
Acho que todos os clientes lesados pela SUNDOWN deveriam entrar com uma ação na justiva para eles saberem que não somos passivos nas condições absurdas que eles nos deixaram.
mas não depende só de mim.. temos que nos unir e fazer valer nosso direito.
Abraços Francelino.
Mas não pode ser feito, por que agora eles não respondem mais os e-mails com os pedidos de garantia. e até desativaram so telefones do SAC e da Central de Relacionamento. segundo a gerente da loja onde minha moto esta a mais de 1 mês disse que é quase certo da SUNDOWN FALIR ou vai entrar com concordata.
Isso siginifica que todos nós que temos STX Motard e todos que possuem motos da Marca ficaremos na mão.
Mas isso não me espanta mais. só de ficar 2 meses para trocar a corrente de comando. ficar sem suporte com 1 ano de garantioa pela frente é algo normal nos paramentros SUNDOWN.
Sem mais.
Cada dia que paro para pensar a besteira que eu fiz quando comprei uma moto SUNDOWN se arrependimento matasse eu já estaria morto a 1 ano atrás!!!!
Prezados,
é muito triste observar uma empresa 100% Nacional e qual a mesma poderia estar muito bem no mercado,tratar nós clientes como meros otários. Tenho uma MAX SED Preta e muito bonita por sinal,porem completamente frágil e cheia de vícios. Estou há mais de 07 meses esperando a concessionária cobrir a garantia das peças com defeitos “Banco soltando, painel quebrado internamente, carburador com defeito” e ate agora nada foi feito. É uma vergonha esta situação. Sinceramente,gostaria que a Sundown se estruturasse novamente e não quebrasse,pois é tão triste ver isso. Mais triste ainda é ver a minha situação com a moto parada. Boa sorte a todos e parabéns por este Blog.
Raoni Amorim
Boa tarde.
Sinceramente, parabéns pelo blog. Estou no interior de minas. tenho uma vespa piaggio e acabei de coloca-la à venda para comprar uma sundown. Após ler tantos relatos insatisfatórios quanto a marca, vou desistir de comprar, vou vender a vespa e comprr uma honda que em qualquer esquina tem assistência.
Abraços.
Ola amigos e irmãos motoqueiros….!
Em 2008 comprei uma HUNTER 100, nos preimeiros 3 meses beleza mais ai apareceram o defeitos, recorri a garantia, mas de nada adiantou, poi disseram que a peça quebrada nao estava coberta pela mesma, entao resolve por minha conta e risco adaptar peças da HONDA nela e ficou um maravilha, pois saibam que peças da HONDA BIZ C100 – DREANS E CG 99 se adaptam perfeitamente nela, para minha alegria, bom agora para piorar a concessionaria SUNDOWN fechou na minha cidade, quem tinha consorcio e ainda tava sem moto se ferrou, sem falar que vai ficar mais dificel revender a moto e perdendo muito dinheiro, fico muito triste com este fato, espero conseguir vender a minha sem tanto prejuizo.
BOA SORTE PARA VOCES DA STX……!!!!!
SDS / JOAQUIM ALVES
Olá pessoal
comprei uma max sed 2007 , e não tive problemas com ela , apenas peças para reposição, tendo em vista que , como a marca sundown esta passando por dificuldades, o jeito é apelar para as adaptações com peças de outras motos
motor e cambio fica facil. pq são da cg, mas acessórios
ai é q o bicho pega, painel,serve da yes, punho da twister ou strada resumindo, vai virar um perfeito cabritinho
ela está com 40000 km e o jeito vai ser ficar com ela até derreter, pois não compensa vender , o prejuiso é muito grande, então o jeito e se conformar e ir adaptando ou até mesmo usar ela para entregar pizza. Vamos esperar para ver se este quadro se reverta. Grande abraço a todos e sorte em suas andanças atraz de peças ( general osorio em SP tem)
Os donos ROZEMBLUM sempre viveram de importação (contrabando) , quando não dá mais lucro param!!!
Ex. Pringles, vitaminas, Jet Ski, chicletes…. Bicicletas e motos, coitados dos milhares de consumidores
que precisam de peças, tão FUUUUU. e não adianta reclamar, os donos estão em Punta de Leste no Uruguay
com mordomo e suco na piscina. 1 milhão de otários compraram esta [editado pelo blog].
Minha gente, comprei uma Sundown STX 200 em outubro de 2008, e já esta com 11.000 km e eu, seria injusto se reclama-se dela. Sinceramente a moto anda bem faz em torno de 25 a 28 km por litro.
O grande medo e que quando precisar de peças de reposição não conseguir encontrar…
Robson,
Me sentia igual, comprei uma motard nunca me deu problema. Mas já andei pesquisando e existem muitas mas muitas adaptações para as nossas motos… Nem tudo está perdido…
Tenho uma motard 2008, esta com 31 mil rodados, nao apresentou defeito nenhum no cambio, acredito q oq o rodrigo falou nao seja verdade, o unico defeito q a minha deu foi bateria, q tive q trocar, viajo bastante com a minha, e ate agora nao tenho nada a reclamar
Danilo Nunes!
Que bom que a sua moto nunca deu problema.
Também pensava assim quando os outros falavam da STX MOTARD. Mas quando começou acontecer comigo vi que é questão de tempo para começar a dar varios problemas.
minha moto esta com 9900 mil rodados e já cansei de leva-la para a loja arrumar. isso por que nem ando tanto com ela!
por dia +- 13 km por dia!
acho que não deveria dar tanto problema assim!!
mas respeito a sua opinião!
Sem mais!
Caro Rodrigo,
Não entendi bem qual é o problema da sua moto hoje mas quem sabe posso lhe ajudar, é caixa de cambio ? Você tem um bom mecanico ou leva nessas porqueiras que tem nas autorizadas da Sundown ?
O Cambio da tua e também minha pois tenho uma igual STX Motard é o mesmo da intruder. Você pode ir em um mecanico competente e verificar. Existem uma seria de peças que podem ser adaptadas nas STX pois o seu motor é o da Saudosa DR200 da Suzuki. Sendo assim o conselho do amigo aqui é deu problema pense em Yes ou Intruder da Suziki antes de procurar um mecanico da Sundow…
Por exemplo a minha gastou a escova do motor de partida que é igual o da Yes, você pode olhar o motor de arranque, mesmo formato e mesmas medidas…
Espero ter ajudado o amigo.
Grande Abraço.
Caro anderson
Meu amigo estou com problemas no eixo do motor da minha sundown stx vc sabe se tem alguma peça simililar no mercado???, preço também das juntas do motor
abraços espero sua resposta
Anderson Salles
Então meu amigo, sei tb de muitas peças de outras motos que servem na STX, mas fico indiginado por que as peças são caras e de uma qualidade impressionando.. nossa muito ruim as peças!!
sempre que vou arrumar minha moto levo na loja autorizada. por que minha moto ainda esta em garantia!!
Mas semana passada tive uma notica animadora.
Conversando com um dono de loja da sundown.
Ele me disse que a SUNDOWN vai voltar com as atividades aqui no Brasil.
Uma Empresa dew Nome Binnoto ou Binoto. comprou a naior ou total das ações e vai voltar a fabricar as motos SUNDONW.
Não sei se oque ele disse é verdade. mas quero muito que volte mesmo. por que quero trocar minha moto. e se voltasse com uma empresa seria por trâs disso eu teria coragem de comprar um STX 250!!!
Mas ae fica de esperança o comunicadop oficial né!!!
Tenho até setembro garantia da moto.
espero que eles cubram tudo que tive que gastar na moto..
que em garantia seriam cobertos..
A moto não é ruim… ruim são as peças que foram colocadas nas motos.. e o pós venda da SUNDOWN que é uma LIXO!!
Abraços a todos e Boa sorte!!
Eu comprei uma hanter 100 quando eu ja estava com 2 meses de uso a conserssionaria foi subistituida pela kasinski e agora euvou ficar sem peça quando ela vier a danificar alguma peça ja nao sei o que vou fazer com ela sem ter como arrumar a moto. e agora?
Porfavor min respondão a sundown falio ou não pos a utima loja que tinha na minha cidade fechol.
Sim a Sundowm falio infelizmente.
Boa tarde pessoal, adquiri em 2008 uma max sed, e se não fosse o imprevisto da falta de peças originais não me arrependeria do negócio que fiz, por enquanto correspondeu bem mais expectativas. E na falta de peças originais, sempre aceita um gatilho da CG, yes, YBR etc…
Espero que as informaçoes do Anderson ocorram de fato, pois não podemos ficar nas mãos da HONDA, que qui no ACre por exemplo faz o que que, precisamos de novas e boas opções e o retorno da Sundow seria maravilhoso não só pra nós que adquirimos mas para o nosso mercado.
Segundo informações a Sundown falio, mais a lei de defesa do consumidor diz que após falencia a empresa tem que manter peças durante 10 anos para a manutenção.
Meu amigo já foi no procon, denunciar o caso porque ele não acha peça alguma da Sundown.
Moro em Sao Paulo,tenho uma Vblade, preciso do reparo do cilindro mestre, e nao encontro em lugar algum, na autorizada Brio Motos so vendem o conjunto completo ou seja o cilindro completo por R$ 480,00, para quem precisa do reparo e um absurdo.
A lei do consumidor nao existe.
q pena q a sundown ja era, tenho moto a decadas, sempre esperei algum concorrente pro monopolio de motos que sempre existiu. tive alguma esperanca com as chinesas. pena q n deu em nada, coisas de brasil, tem jeito nao. tchau.
Sou proprietário de uma Hunter 100 da Sundow. Moro em São Luís-Ma. Tenho dificuldades em encontrar peças. A autorizada vende algumas com valor muito alto. Gostaria de encontrar um site que seja especializado somente em peças para esse tipo de moto. Favor enviar dados para meu e-mail. Obrigado.
Olá, José Henrique.
A sua mensagem foi respondida para o seu e-mail no mesmo dia.
Olá para todos,
Estava meio desatualizado sobre marcas de motos que não sejam Honda, Yamaha ou suzuki, então veio uma amiga e quase me meu uma WEB por R$2000,00, fiquei meio surpreso pelo valor ofertado, onde tinha o dinheiro sobrando e acabei comprando. Agora fiquei sabendo desse fato, acho que comprei uma moto até boa, legal se pilotar, bonita, porém com esse detalhe. Hoje é 17/04/2011, tenho uma pergunta, a Sundown deu algum comunicado sobre a situação da fabrica, se faliu ou não.
Agradeceria muito se tivesse uma resposta, se possível pela Mari ou pelo Daniel Francelino, que parece sempre muito atualizado sobre o assunto.
Muito obrigado.
Sds.
José Rezende Mendes
Gostaria de saber se a sundown faliu ou não pois o 0800 não funciona mais
CONTATO – O antigo número 0800 da Sundown foi desativado e, segundo a empresa, um novo contato para atendimento a clientes só aguarda aprovação da Telefônica, de São Paulo. Enquanto isso, consumidores podem entrar em contato somente pelo PABX da marca: (11) 3320-5200.
Sim, amigo!
A Sundown faliu e deixou todos nós na mão.
Agora todos que tem motos sundown que estava na garnatia e precisou do serviço e não teve o mesmo.
Pode entrar na justiça para poder haver o valor gasto na moto.
Mas já lembrando que isso demora muito, mais muito mesmo!
Entãop quem tiver dinheiro e paciencia entre com um processo contra a empresa sundown motos.
Prá mim vcs são uns bandidos, deixou muita gente na mão e se quer atendem telefone, ou melhor nem lojas vcs tem mais. Vcs são o que a de pior em empreendedorismo e máu carater em relação a negócios. Se tiverem coragem entrem em contato pelo email, nitobi@ig.com.br, e vamos falar sobre o q é honestidade, se é q vcs sabem o q isso significa.
Antonio, agora você poderá dirigir a sua mensagem diretamente à Sundown. Veja:
CONTATO – O antigo número 0800 da Sundown foi desativado e, segundo a empresa, um novo contato para atendimento a clientes só aguarda aprovação da Telefônica, de São Paulo. Enquanto isso, consumidores podem entrar em contato somente pelo PABX da marca: (11) 3320-5200.
Depois de tanto tempo fico feliz em saber que nao fui o unico a me decepcionar com tal Marca, se é que posso chamar de marca, só pra efeito de desabafo, e tambem modo de alerta, em 2008 adquiri uma MAX SED, sendo que a mesma, consegui fazer um acordo com o banco e devolve-la (Graças a Deus) mas neste prazo de um 1.1/2 (ano) que a utilizei, tive problemas com : Painel (3X), Carburador, tampas laterais (Sempre quebravam mediante a vibração da motor, alias, parecia mais uma cadeira eletrica do que moto), banco, parte eletrica, agua no Tanque, e assim por diante. Sendo assim, aconse-lho a todos, antes de adquirir uma moto que nao seja conhecida de nosso mercado, fazer uma pesquisa detalhada, entrar em forúns, pedir informações de quem ja tem, mas nunca, nunca mesmo, acreditar nas palavras dos vendedores, o mesmo que me vendeu a moto, quando precisei dele, o mesmo pulou fora e me deu o tel do SAC.. RESUMINDO.. SANDOWN ou SUNDOWN, nunca mais.
boa noite,
tenho uma future, e desde q comprei a mesma apresentou problema, a 5 meses fundiu o motor a loja q me vendeu fechou e a sundown nao da resposta alguma, entrei com ação mais a empresa nao compareceu. se isso ajuda um endereço de fabrica em baruiri sao paulo ainda esta ativado. se alguem souber de algum lugar q possa me fornecer peças me avise grata
gracielle cascavel pr
Oi Gracielle tudo bem?
Bom não sei onde você mora mas na av. joão dias tem uma, a Brio Motos.
Lá eles continuam fazendo serviços de trocas de peças e revisões.
Quando preciso de peças para minha STX 200 vou sempre lá. espero que consiga arrumar sua moto. segue endereço para contato.
Av. João Dias, 2306 – Santo Amaro
São Paulo, SP – CEP: 04723-003
Fone: (11) 5645-5500
Email: briomoto@briomoto.com.br
Espero ter ajudado… Tchau!!
Gostaria de deixa registrado, o fato que aconteceu há três dias. Tenho uma Moto Sundown, modelo Future mais nova. Logo no primeiro dia de receber a moto após ser comtemplado por maior lance, veio à primeira surpresa. Por não existir no momento o modelo comprado. A Mendonça motos queria que aceitasse outro modelo, porem o cu inferior ao valor da moto comprada. Após este episodio vários vem acontecendo como quebra constante a problemas elétricos na moto. Porém o motivo maior da minha denuncia e o fato acontecido há três dias, quando deixei a moto para fazer a revisão dos 6 mil quilometro. Todo o serviço foi feito com 15 dias depois a Mendonça moto não tinha a peças que estava precisando trocar. (um cabo de aceleração). Após ter recebido a moto e ir para casa no primeiro momento percebi algo estranho a hora de ligar a moto no elétrico a bateria estava fraca. Naquele momento achei normal, pois pensei que seria o fato dela esta por um tempo parado lá na oficina esperando o cabo de aceleração. Fui trabalhar no dia 01.03.2012. E mesmo com dificuldade ela ligou e fui trabalhar. No retorno de forma alguma conseguir ligar sendo assim empurrei ate uma oficina mais próxima para dar uma chupeta na bateria. Para pelo menos poder chegar ate em casa. Na oficina quando e aberto o compartimento onde fica a bateria para minha surpresa não era a mesma bateria que existia antes, mais sim uma menor e pelo jeito ruim. ( ou seja a bateria foi trocada sem meu consentimento e feito de mau fé, pois a colocada não prestava). Fui ate o estabelecimento onde foi comprada a moto e ao relatar todo o ocorrido ao Gerente o mesmo falou que não poderia fazer nada.
Eduardo, te aconselho a fazer boletim de ocorrência do fato, contra essa loja, registrar queixa no Procon local e inclusive, participar o caso à imprensa de sua cidade.
Eduardo, tb acho que deve fazer o que o Francelino disse.
e outra se a bateria da sua moto era a original. O numero de série dela fica marcada no Manual.
Então não tem como eles alegarem que a bateria foi trocada em outro lugar. Por que ainda se encontra em “Garantia”.
Corra atrás dos seus direitos, por que se você não for atrás, eles farão isso com outras pessoas achando que vão ficar impunes.
Abraços e espero que consiga resolver o seu caso o mais rapido poassivel!